|
|
![]() Quer saber a opinião de nossos leitores sobre alguma dúvida pessoal? Faça sua pergunta no Especialista é você, clicando aqui
|
Home > Perguntas & Respostas > O Especialista é Você
O Especialista é Você
Fernanda Ramalho - 15/03/2008 - Rio Branco , AC
Primeiro tento acalmá-la, explico a situação, explico tim-tim por tim-tim. Se mesmo assim ela não se acalma e continuar com choro, principalmente se for alto, eu ignoro. Na maioria das vezes ela aceita bem quando ignoro mas quando não aceita "convido" pro castigo. (cadeira do pensamento)
Val Barbieri - 02/04/2008 - Campinas, SP
Saio de perto, e deixo chorando. Sem platéia, a criança vê que ninguém está ligando e para rapidinho...;)
Ceila Santos - 13/04/2008 - São Paulo, SP
Val, adorei a estratégia. Essa realmente é a que vem dando certo com a Malu principalmente quando o choro é gratuito. Ela começa a ficar atrás de mim com choro, então, eu respondo, olha se quer chorar vá pra seu quarto porque não tem motivo pra choro.
ThaizaMontine - 28/04/2008 - Goiânia, GO
Parece ser o ideal então, porque com o meu filho também funciona ignorar o choro!
Cláudia - 04/05/2008 - Brasilia, DF
Paro e olho nos olhos deles para saber o porque do choro e tento ajudar. Se vir que é só birra, deixo a criança sozinha até parar de chorar.
ppmalheiros - 05/05/2008 - Rio de Janeiro, RJ
Eu uso a mesma estratégia da Val, se percebo que o choro é birra. Na maioria das vezes funciona!
Angel - 05/05/2008 - Porto Alegre, RS
Eu simplesmente ignoro e ele para rapidinho.
Neia - 07/05/2008 - Londrina, PR
tenho um filho de 2 anos e birra é a sua especialidade, mas quando ele começa a chorar demais e vemos que não tem tenhuma dor, a solução é um cantinho que preparamos para ele, simples e pratico o colocamos sentado e ele fica la chorando até se acalmar, passando a crise ele volta como se nada tivesse acontecido todo sorridente e procurando chamar nossa atenção fazendo caras e bocas...:)
Muri - 23/07/2008 - Blumenau, SC
Busco outra alternativa, seja uma outra brincadeira, mostro uma coisa que ele gosta Por exemplo: "Alex, vamos na janela ver se o Artur(vizinho da frente) já chegou em casa da escolinha?" ou "vamos lá fora ver se o Max (cachorro) está comendo?"
Ele tem um ano e nove meses e a técnica tem funcionado bem! ;)
Joyce Franco - 04/09/2008 - Cotia, SP
Eu também passo por isso com meu filho de 04 anos, deixá-lo sozinho sem platéia é uma boa opção até funciona. o problema é quando aarece o tio ou os avós e fica mimando eu fico louca. Não sei o que fazer...
Anônimo - 01/08/2009 - Lago Sul, DF
Não acho que seja questão de ignorar a criança e sim se impor. Se ele quer algum brinquedo ou ficar acordado até tarde ensine a ele com disciplina. Explique com calma a situação e dê as ordens. Muitos casos que eu vejo é porque a mãe fica oferecendo opções (perguntando o que o filho gostaria de fazer, comer e etc) e o filho entende que a decisão é dele. Outra coisa é entrar em uma loja ou ir ao shopping e sempre comprar um brinquedo para ele. Nisso ele entende que toda vez que vocês sairem, você tem que comprar alguma coisa pra ele e quando não compra ele fica aborrecido.
Eu sinceramente nem lembro quando minha mãe deixou de comprar alguma coisa para mim quando bem nova.
É necessário estar logado para responder uma pergunta.
arnaldoestevao - 15/03/2008 - Campo Grande, MS
Conversar e, conforme o caso, procurar ajuda profissional, o problema pode não estar na criança mas no ambiente familiar
Ceila Santos - 21/03/2008 - São Paulo, SP
Oi Arnaldo, conversar é mesmo uma ótima dica! Tenho falado muito com a Malu que descobriu o sexo agora o quanto é importante respeitar o corpo dela e os outros e, por isso, é legal ela não mostrar a pipica na frente de todos. Mas vejo que este momento é tão comum que nem imagino que tal situação deva ser encarada como um problema. é apenas uma descoberta do sexo e deve ser bastante sadia para que não haja problemas no futuro, né!
arnaldoestevao - 02/04/2008 - Campo Grande, MS
Ceila concordo com você, mas é preciso ter certeza que este não foi um comportamento induzido pelos adultos, às vezes os tios,irmãos e até mesmo o pai ensinam isso aos meninos que recebem atenção dos adultos e acabam encarando isto como uma forma de manipular a atenção, neste caso acredito que o melhor seja ignorar mesmo, da mesma forma quando as crianças falam palavrões que não compreendem, entretanto isto pode indicar também que a criança esteja sendo molestada por isso é preciso muita atenção para ter certeza que seja algo inerente somente ao seu desenvolvimento normal não tendo sido influenciado pelo ambiente familiar principalmente quando este comportamento for observado em meninas
Ceila Santos - 13/04/2008 - São Paulo, SP
Ah! Mas você acredita que em casos de crianças molestadas, a brincadeira do mostrar pipi acontece da mesma maneira?
Anônimo - 01/08/2009 - Lago Sul, DF
Pergunte para ele o porque dele fazer isso. Vai ver é a curiosidade dele ou dela em saber sobre o próprio corpo. As vezes poder ser que ele viu alguem fazer isso na TV, ou algum coleguinha fica brincando disso e pede pra ver o dele ou dela. Converse e deixe claro que ninguém gosta quando ele/ela faz isso por ser vergonhoso e por ninguem mais fazer isso que ele faz (diga: por acaso você vê a mamãe ou o papai fazendo isso com outras pessoas? e na resposta negativa, diga para ele parar).
É necessário estar logado para responder uma pergunta.
Fernanda Ramalho - 15/03/2008 - Rio Branco , AC
Depende da idade da sua filha. Mas acho que tudo tem um limite tanto para nós mães quanto para os filhos. Minha filha está na fase do "tudo sozinha, sou uma moça. Já sei fazer tudo", mas explico pra ela que algumas coisas só podem ser feitas pelos adultos. Uma das coisas que tenho dado bastante atenção é na hora de colocar a roupa, ela quer porque quer um casaco de lã quando se está um calor de 32° la fora. Devemos ensiná-los o que combina com o que, onde e quando certas roupas devem ser usadas e assim respeitar o limite de cada um.
Ceila Santos - 21/03/2008 - São Paulo, SP
Fê, obrigada pela resposta! A Malu realmente é uma garotinha teimosa. Ela só quer colocar vestido, inclusive para ir à escola. Melhorou bastante, mas quando coloca na cabeça que quer ir com fantasia da cinderela para ao shopping, haja paciência! Eu desisto e deixo ir com a fantasia... Mas o que me ajudou muito mesmo foi o livro Bom dia, Marcos, da Brinque-book que mostra para criança pequena que nem sempre ela sabe fazer tudo sozinha. Ufa!
arnaldoestevao - 21/03/2008 - Campo Grande, MS
Veja, o papel de separar a criança da mãe ajudando a tornar se independente compete ao pai, é normal a mãe querer superproteger a criança, se no seu contexto familiar ele não estiver presente então você precisa desempenhar ambos os papéis.
A preocupação com conforto e segurança como no caso da vestimenta adequada ao clima geralmente é comum aos dois, pai e mãe, ja a combinação de cores e tons embora deva ser transmitido é uma preocupação predominantemente feminina, às vezes sua filha precisa passear sem estar combinando, mas desfrutando a liberdade de escolha, isto é importante para o desenvolvimento dela , por isso às vezes voce deve agir como mãe as vezes como pai conforme seu bom senso indicar
Val Barbieri - 02/04/2008 - Campinas, SP
Siiiiiiiiim!!! Isadora tem 3 anos, mas costumo dizer que ela é tão autosuficiente, que agora que desfraldou de vez, está procurando apartamento pra morar sozinha.... Normalmente ela quer escolher tudo (e se vestir tb): roupa, sapato, enfeite de cabelo. Quando está de acordo, tudo bem, mas tem horas que não dá. Por exemplo, um belo dia de sol e calor e a menina querendo colocar bota. Aí digo que não, que não pode, explico... e ela entende que sim ou não, a última palavra é sempre minha....=]
ppmalheiros - 05/05/2008 - Rio de Janeiro, RJ
Caso parecido com o da Isadora! Minha filha de 2 anos e 3 meses "pensa" que pode escolher suas roupas e sapatos. Chega a ser engraçado, mas às vezes ela passa do limite! Aí, a palavra final é sempre minha.
mãe do thales - 29/08/2008 - Rio de Janeiro, RJ
Depende da idade,no caso do meu,ele tem 4 anos,mas desde os 3 já demonstrou querer se vestir sozinho...acho que tem que haver o equilíbrio,nem muito nem tampouco,estimulo a independência dele mas ensino a observar como está o clima e etc..
É necessário estar logado para responder uma pergunta.
Erika Almeida - 13/03/2008 - são paulo, SP
Isso é horrível e a Bia, minha filha, já fez cada cena...Tentei dar bronca e não resolveu. Um dia no shopping, a gente tinha chegado havia uns 15 minutos e ela começou uma cena, nem me lembro pq. Meu marido pegou ela no colo, bem firme, e fomos embora na hora. Ela continuou chorando mas pedindo desculpas, dizendo que queria ficar pra tomar lanche. Apesar da gente ter se programado pra fazer várias coisas no shopping aquele dia, mantivemos a decisão e voltamos pra casa. Na vez seguinte que ela começou a fazer cena, eu peguei ela no colo e fui me encaminhando pra saída. Como ela sabia que a gente já tinho feito isso uma vez, percebeu que não era só ameaça, parou de chorar na hora.
Lilian - 15/03/2008 - formosa, GO
Acho que a melhor saída é ignorar. Em certa ocasião meu filho deu aquele "show" dentro de uma loja me pedindo para comprar um bolo. Pediu o bolo, ouviu um não e começou a chorar alto, naquele estilo que deixa qualquer mãe enlouquecida. Olhei para ele e respondi que já que desejava dar um espetáculo, começasse a bater a cabeça na parede ou se jogasse no chão e tirasse a roupa, assim teria muita atenção. Menos a minha, pois iria embora dali sem ele. Ele arregalou os olhos espantados e calou-se na hora. Tratamento de choque às vezes resolve...
arnaldoestevao - 15/03/2008 - Campo Grande, MS
Aviso que ele não esta se comportando e dou umas chineladas quando chega em casa informando que esta apanhando por não ter se comportado e relembro os episódios ocorridos em público. Com o passar do tempo, a criança se acostuma, e avisá-la em público que não esta se comportando passa a ser suficiente para contê-la
Vovó Dilza - 15/03/2008 - Camaçari, BA
Está de Parabéns a Érika!!!!
Concordo plenamente com a atitude tomada. Carinho sim, dengo nunca!!!!
Quando falo de "dengo", refiro-me ao "fazer vontades" e a criança sabe exatamente quando lhe é imposto o "limite".
Rosangela Leitão - 21/03/2008 - São Luis, MA
Parece que todos são iguais, só mudam o nome e endereço. O meu Matheus de 2 anos e 10 meses também faz algumas cenas de vez em quando. Ontem mesmo paramos num supermercado e ele quer se sentir absoluto andar sozinho e tudo mais, ainda por cima quer colocar tudo que ele encontra dentro do carrinho de compras, meu marido ontem deu uma bronca daquelas nele e ele vem todo choroso pra cima de mim pra ver se eu o defendo, mas eu tento conversar que aquilo que ele está fazendo não é certo e blá blá...às vezes ele entende e se acalma mas às vezes não tem jeito, eu odeio bater em crianças mas às vezes uma boa palmada é necessária. Eu evito o máximo faxer isso, mas ele tem que entender que as coisas tem limites.
Ele não pode ser dono da situação, a gente tem que cortar desde pequeno pois caso contrário, vai ser tarde demais.
Ceila Santos - 21/03/2008 - São Paulo, SP
Oi Arnaldo, mas vc acha que bater resolve? não consigo ver a relação da birra com apanhar... Acho que são coisas tão diferentes. Se ela deu birra por manha, o ideal é fazer o que ela não quer como exemplo da erika que ensinou a filha que birra só resulta em perder o melhor da festa.
arnaldoestevao - 02/04/2008 - Campo Grande, MS
Ceila não existe realmente uma relação entre birra e apanhar mas um condicionamento entre obedecer e apanhar, ao ser informado que não esta se comportando o Daniel tem um apelo emocional forte para se dominar porque apanhar causa traumas e nos sabemos que os traumas tem apelo forte para dominarmos nossos impulsos.
Val Barbieri - 02/04/2008 - Campinas, SP
Já aconteceu isso, e eu fingi que ia embora. Ela parou na hora e veio correndo.
Cláudia - 04/05/2008 - Brasilia, DF
Saio de perto e faço de conta que não estou com eles, mas fico observando de longe. Se nao resolver vou embora na hora. Se for querendo algo, não dou e explico que como deu birra, não ganha nada. E cumpro a minha palavra, sempre.
riama - 28/11/2008 - fortaleza, CE
parto do principio,comportamento gera comportamento, então procuro não ficar como ela, pois como vou exigir calma se não a tenho , outra tática tb ótima é mudar o foco, conversa com ele sobre outro assunto do interesse dele claro e depois qdo ele tá calmo, converso com ele .
Teca - 03/05/2009 - São Luís, MA
Passei muito por essa situação, agente chegava no shopping ou supermercado e ele queria se soltar, não adiantava pedir para voltar, nem segurar sua mão, pois ele se jogava e chorava, o que fazia era fingir que não acontecia nada e nem cedia as vontades dele. Os passeios se tornavam estressantes. Um dia estava tão cansada disso que lhe dei umas palmadas no carro mesmo, sei que não resolveu, por isso passei a diminuir as saídas.
É necessário estar logado para responder uma pergunta.
Erika Almeida - 13/03/2008 - são paulo, SP
Olha, isso já aconteceu comigo. A primeira vez, foi a única e última. Esperei minha filha sair do ambiente e fui bem direta, disse que a educação da minha filha era minha responsabilidade assim como as consequências futuras, que agradecia a intenção de ajudar mais dispensava e que o papel de educa-la eu só compartilhava com meu marido. Falei com o máximo de calma possível, apesar de estar p. da vida e a cena nunca mais se repetiu. Acho que a gente tem que ser firme nessa hora e deixar bem claro o papel de cada um.
Fernanda Ramalho - 15/03/2008 - Rio Branco , AC
Tem que ser firme mesmo. Não deixar que aconteça a segunda vez pra poder falar algo. Se não esse povo acomoda e da pitaco em tudo mesmo.
Sou mãe solteira e parece que com mãe solteira tiram pra pregar na cruz. Mas sempre fui curta, calma e as vezes grossa rs - e não em arrependo.
Ceila Santos - 21/03/2008 - São Paulo, SP
hahahahahaha! admiro vocês, menina! Mas lá em casa, ou melhor, na cidade onde nasci - onde todos dão palpite - é impossível reagir assim. Até já fiquei brava, mas não adianta...Cidade do interior é lei dar palpite na vida do outro. Hoje já encaro esse palpite como um cuidar do outro...faz parte! Mas se um dia tiver esse tipo de atitude, eu aviso! bjkas
Elisangela Zampieri - 01/04/2008 - Curitibanos, SC
Educar os filhos não é uma tarefa fácil. Dúvidas, medos, receios...Muitas vezes, na intenção de ajudar, as pessoas, geralmente parentes mais próximos, acabam manifestando suas opiniões e dando os famosos "palpites", com frequência não muito bem vindos. Os pais acabam sentindo isso como uma crítica e é normal acontecerem divergências de idéias.
Acho que os pais devem aprender a filtrar essas opiniões e selecionar o que serve e o que não serve, porque muitas vezes existe a intenção de ajudar, mas é importante deixar claro que corrigir uma atitude sua na frente da criança não é uma coisa legal, a criança irá perceber que não existe coerência entre a fala de um e de outro o que poderá gerar o descrédito dos pais em outras situações. A educação dos filhos é tarefa dos pais, a opinião dos avós ou de outros parentes pode ser importante, principalmente se eles ajudam na criação, mas para tudo há um limite, enfim, cada caso é um caso.
Carla Beatriz - 01/04/2008 - Porto Alegre, RS
Se o parente é meu pai ou minha mãe, eu digo brava para eles: "Não tirem minha autoridade de mãe!" ou "Eu sou a mãe aqui!". Como são meus pais, sou curta e grossa.
Quanto a parentes mais distantes, não tive ainda a experiência.
Debora Pataro - 02/04/2008 - Santo André, SP
Falo na hora, para quem e na frente de quem for....com determinadas pessoas a gente acaba sendo curta e grossa, mas detesto que venham com aquele papinho de que ah, ele é criança, isso é normal...respondo que pode até ser normal, mas que se não ensinar que aquilo é errado, a criança não vai aprender...
Val Barbieri - 02/04/2008 - Campinas, SP
Eu respondo, como já respondi, que eu tenho que ensinar e que a criança tem que aprender. Não pode ser sempre do jeito que ela quer, porque o mundo não é assim. Se for um dia que eu estou azeda, posso responder, como já respondi, simplesmente: então, a mãe sou eu. E EU digo que não vai fazer e pronto... hehehe
ThaizaMontine - 28/04/2008 - Goiânia, GO
Também já passei por isso, tanto com meus pais quanto com minha sogra e a resposta foi a mesma:"Quem tirar do castigo entra no castigo junto!"Mas também não foi uma vez só, né?!Sempre tem alguém pra 'dar pitaco', como vocês dizem, mas depois da primeira vez, só uma olhada e eles 'recuperam a memória'.
hehehe!!
Angel - 05/05/2008 - Porto Alegre, RS
Eu não aceito que interfiram na educação do Ryan, sempre deixei bem claro que educação se compete aos pais, por isso nunca passei por uma situação dessas.
peterson.angela - 08/05/2008 - RIO DE JANEIRO, RJ
Peço licença à pessoa, me afasto do ambiente com meu filho e converso primeiro com ele que EU SOU A MAE e que não adiantam interferências. E mostro isso a pessoa que foi incoveniente também, evitando brigar e me aborrecer com ela, apesar de por dentro já estar bem chateada. Não suporto isso!
É necessário estar logado para responder uma pergunta.
rafadani - 04/04/2008 - ponta pora, MS
Fico muito brava e coloco sentada , explicando que isso não se deve fazer.
Lorena mãedrasta do Vini - 04/04/2008 - Manaus, AM
Eu fico muito chateada e chamo a tenção dele dizendo que ele não tem motivos para mentir. E cito a história do menino que sempre mentia a respeito de um lobo que estava atacando uma ovelha e quando falou a verdade ninguém acreditou. Quase sempre ele volta a mentir e eu sempre falo tudo de novo. Ontem aconteceu e eu disse que se acontecer novamente vou tirar algo dele.
Semíramis - 13/04/2008 - Itamonte , MG
A sensação é de desolação. Me sinto incapaz de passar confiança àquele ser que gerei. Gelo por dentro: hora da bronca! Eles sabem que haverá sermão. E conto ao pequeno a história do lobo. À adolescente falo sua linguagem, pergunto-a qual o problema comigo para aquela atitude. Parece resolver. A mentira surge diante da incapacidade de assumir seus próprios conflitos e anseios e o temor em ver negados seus pedidos. A conversa franca e o cancelamento temporário de alguns privilégios são fundamentais.
abraço mamães
simone.juju - 28/04/2008 - RIO DE JANEIRO, RJ
Calma, queridas mamães, se a gente escuta que toda criança mente, não será uma fase? Bom, eu já ouvi falar, de um especialista, que é super normal a criança mentir, e que é até bom, pois elas estão estimulando a criatividade e inteligência delas, e como sendo uma fase, passa, claro que devemos orientar sempre, mas não se sentir mal por isso, pois é mais uma coisa que toda criança passa. Abraço.
Cláudia - 04/05/2008 - Brasilia, DF
Depende da mentira. Se for uma coisa que não fará mal a ninguém, falo pra não fazer mais. Se fizer mal a outros, sento-os na minha frente e olhando nos olhos deles explico que não pode e porque. É uma situação muito complicada, que temos que tratar sem dar muita ênfase para que eles não passem a mentir pra chamar nossa atenção.
melissa - 08/05/2008 - campo grande, MS
Explico para ele que nossa relação é de confiança e que não precisa mentir, pois pra tudo tem sempre um jeito e que eu vou sempre procurar ajudá-lo pois o amo muito. Mas tem um porém, quando ele me conta alguma coisa que me desagrada não brigo, converso e tento ajudá-lo a resolver, assim acredito que ele vai pecebendo que realmente pode confiar em mim.
Anônimo - 01/08/2009 - Lago Sul, DF
Bem, se minha mãe fica muita aborrecida, brava, triste ou me bate quando eu minto e ela descobre eu penso que na próxima mentira eu vou ser mais cuidadosa pra ela não descobrir.
Apesar de tudo, acho que a técnica seria demonstrar que teria sido bem melhor o seu filho ter dito a verdade do que a mentira. Por exemplo: Você perguntou ao seu filho se ele fez o dever e ele (assistindo TV, brincando, etc) diz que sim. Mas você sabe que ele ainda não fez. Porque não virar para ele e dizer (em vez de intima-lo para ver): Ahhh que pena, porque eu gostaria muito de ter feito o meu dever junto com você... Tem certeza que não tem algum outro dever que você queira fazer junto comigo?
Enfim, é aquele detalhe... eu não quero que minha mãe me bata ou me deixe de castigo. Prefiro muito mais que ela diga que me ama, me fale o quanto ela está orgulhosa e que ela sorria.
É necessário estar logado para responder uma pergunta.
simone.juju - 28/04/2008 - RIO DE JANEIRO, RJ
Graças a Deus, desde do primeiro dia, tive a orientação que não devia tomar leite nem seus derivados, que passaria para a amamentação do bebê, e o organismo deles não estão preparados para receber a lactose, e deu certo, a ju teve pouquinha cólica e somente com 4 meses. abraços.
MAE FELIZ - 11/06/2008 - NICE, --
TENTE COMER COISAS QUE NAO VENHA APREJUDICAR O SEU BEBE; MAS SE ELE TIVER COLICAS SEMPRE PODE FAZER MASSAGENS NA BARRIGUINHADO SEU BEBE COM UM POUCO DE AZEITE QUE VAI FUNCIONAR; EU FUI MAE AOS 14 ANOS E MINHA MAE SEMPRE ME DIZIA O MESMO E SEMPRE FUNCIONOU.BEIJINHOS E CORAGEM.KATIA
raquel souza - 23/06/2008 - taguatinga, DF
Não tome refrigerantes, não tome leite e nem seus derivados. O ferro também dá muita cólica se puder evitar é melhor. Beijinhos e muita paciência, essa fase passa!!
Silvia F Carvalho - 17/02/2009 - Sinop, MT
Eu, com minha filha, dava chazinho de hortelã, e fazia todos os dias a Shantala, ela adorava, eliminava os gases e dormia mais.
Espero que te ajude, apesar dos bebês não serem iguais. Minha filha tb nesta época já tomava leite Nan, o que causava ainda mais desconfortos.
Bjs!
É necessário estar logado para responder uma pergunta.
Assuntos Abordados neste desabafo: garganta
É necessário estar logado para responder uma pergunta.
Assuntos Abordados neste desabafo: AMAMENTAÇÃO regina42 - 05/05/2008 - campo grande, MS
Na verdade, gostaria de postar uma pergunta, mas o link não está abrindo. MInha filha tem 3 anos e 2 meses. Ainda mama no peito. Come de tudo. Mas não gosta de leite. Toma iogurte (Activia), mas leite, só o meu. Como proceder pra ir desmamando? Ela mama quando acorda e na hora de dormir. Obrigada pela atenção.
Geraldine - 05/05/2008 - São Luís, MA
Minha cunhada amamentou seu filho mais novo por três anos. Ele preferia uma das mamas, a esquerda, que ficou muito diferente da outra: mais flácida, mais murcha, mais caída. Ao consultar-se com um cirurgião plástico, este lhe informou que ela havia perdido parte das glândulas da referida mama. Isso é realmente possível?
carlaestrella - 05/05/2008 - São Paulo, SP
Não tenho dúvidas, já estou no segundo filhote, e amamentei os dois exclusivamente por 4 meses, li muito sobre o assunto, e queria deixar aqui meu comentário, NÃO EXISTE LEITE FRACO, quanto mais amamentamos, mais temos leite e deixamos nossos tourinhos fortes, saudáveis e com peso ideal.
Só dou um conselho, não desistam na primeira recusa do filhote, insistam, nos primeiros dias, sentirão um certo desconforto, porém nos demais verão que é uma troca de carinho entre mãe e bebê...
Beijos a todas as mamães....
Neia - 07/05/2008 - Londrina, PR
Estou gravida de 17 semanas e meu sonho é amamentar pelo menos 8 meses, tenho tres filhos que amamentei apenas 3 meses pois meu leite simplesmente secou, fiz de tudo para não secar mas não teve como contornar, minha pergunta é: O que devo fazer para ter muito leite e não deixar secar?
Neia - 07/05/2008 - Londrina, PR
Em todas as minhas gravidez amamentei apenas 3 meses pois o meu leite seca, o que fazer para ter muito leite e não corre o risco de secar?
Pathy - 07/05/2008 - Vitória da Conquista, BA
Amamentei meu filho exclusivamente no peito até os 6 meses, fui doadora no Banco de Leite até os 8 meses, no entanto perto do meu filho completar um ano, parecia que meu leite não sustentava mais meu menino. Sei que não existe leite fraco, sei que quanto mais amamentamos mais leite temos, no entanto, meu filho não continuou se satisfazendo com o meu leite e ao completar um ano, nos desmamamos! Queria saber não pude continuar amamentando? Sempre que lembro desses momentos, me dá uma saudade enorme... queria amamentar até os 2 anos ou mais, no entanto não deu. Queria ter prolongado mais esse contato tão lindo que é amamentar...
lucya_na - 09/05/2008 - Barueri, SP
Eu não sou mãe ainda pretendo ser em breve e mas já sou fã do site de vocês.
A minha principal duvida é o que fazer quando se tem o bico dos seios invertidos pra dentro?
Minha irmã quando teve bebê sofreu muito pois tentava puxar o bico pra fora com a bombinha porem sem sucesso ele acabava rachando, o nervosismo vinha, e a fome do bebe também, e o jeito foi apelar ao NAN. Tempo depois o leite secou e ela acabou não amamentando!
Existe algum tratamento, exercício que ajude nesse caso?
Obrigado!
Luciana Souza
Valeria - 09/05/2008 - Rio de Janeiro, RJ
Olá!! É verdade que crianças que são amamentadas no seio por um longo período têm muito menos chances de adquirir as doenças mais corriqueiras (como viroses e infecções leves)?
tatiana martins - 08/05/2008 - rio de janeiro, RJ
Amamentei a Mari até os 6 meses, depois com a introdução de outros alimentos e minha volta ao trabalho o leite secou. Sinto muita saudade desses momentos, pois é uma sensação indescritível! Ouvi muito minha mãe dizer que a Mari devia alimentar-se com outros leites, ouvi até ela dizer que estava matando minha filha de fome, mas resolvi acreditar em mim e no pediatra que sempre me disse para não dar nada para ela a não ser o peito. Para mim foi ótimo e para a Mari também, nunca teve cólicas ou prisão de ventre, muito menos diarréia. Por isso, meu conselho é alimentem seus filhos com o leite materno, pois a saúde delevai agradecer o resto da vida.
Denise Z - 09/05/2008 - São Paulo, SP
Tentei postar aqui esta pergunta para concorrer... mas ela acabou sendo publicada na seção... tentando outra vez (2 perguntas em 1): Quando estava me preparando para adotar meu bebê minha médica me recomendou tomar plasil e fazer sucção nas mamas para que eu pudesse amamentá-lo. mas meu bebê chegou desmamado e eu não consegui produzir leite. Existe outra forma de "criar" leite mesmo sem ter estado grávida? É possível um bebê desmamado retornar ao peito?
Aline - 13/05/2008 - Salvador, BA
Tenho um filho, de quase 2 anos, que ama mamar, além de ter uma alimentação saudável. Nunca ofereci outro leite, além do materno e só vou oferecer quando eu achar que chegou a hora. Gostaria de saber porque as pessoas se incomodam tanto ao ver uma criança de 2 anos mamando? Quem amamenta sou eu e sei que estou fazendo o melhor pra ele!
apfabretti - 04/11/2008 - PIRACICABA, SP
Gostaria de saber até que ponto o emocional influencia na amamentação, e como se manter equilibrada e confiante após o parto. Não consegui amamentar, e acredito que tenha sido por motivos emocionais. Apesar de ter sido meu grande desejo durante a gravidez, amamentei apenas por um mês.
É necessário estar logado para responder uma pergunta.
Assuntos Abordados neste desabafo: AMAMENTAÇÃO ThaizaMontine - 07/05/2008 - Goiânia, GO
Olha, eu não sei até que ponto isso seria prejudicial ou não.Infelizmente meu filho só mamou até os 6 meses, mas não porque eu quisesse tirar, e sim porque meu leite realmente 'secou'.Mas uma de minhas irmãs mamou até quase 4 anos! Lembro que minha mãe só conseguiu tirar quando ela foi pra escolinha, pois ela via os outros coleguinhas e queria agir da mesma forma que eles, e acabou deixando. No entanto, quando você diz que teu filho 'não precisa' da amamentação, pense, pelo menos, que é um momento de cumplicidade, de toque e de carinho entre vocês dois. Não tire bruscamente, pois acredito que isso possa gerar algum tipo de problema...ele pode achar que você quer se distanciar dele..entende, né?!Bom, isso é o que penso apenas...posso estar errada, mas com quase 3 aninhos, se você já for conversando com ele e o incentivando a trocar o peito por outra coisa[aos poucos, é claro]ele irá compreendendo devagarinho, mesmo que essa troca proposta não seja falada e sim demonstrada.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços!
Fabiana - 07/05/2008 - SÃO PAULO, SP
Desmamei meu filho com 2 anos e 1 mês, ele era bem vidrado, chorava, pedia, acredito que como a maioria das crianças - fui encontrando uma maneira de elogiar todos os dias o crescimento dele, falando bem do leitinho no copo, falando que ele já estava crescidinho, um moço (criança precisa e adora elogios) primeiro consegui tirar a da manhã, oferecia no lugar um leitinho quente e um lanchinho, isso já estava preparado antes dele acordar. Quando chegava do trabalho, algumas vezes conseguia dar um belo abraço, rolar no chão, brincar e assim partir direto pro jantar.
Falava também dos primos, amiguinhos da escola que não mamavam mais, animais que ele gosta etc tudo de forma bem lúdica, bem isso comecei a fazer uns 3 meses antes, eles são muito inteligentes e aceitam o desmame desde que feito de forma positiva.
Fernanda - 09/05/2008 - Charqueadas, RS
Minha filha mamou até os 2a3m, só tomava leite do peito e comia bem.Foi mais díficil pra mim o desmame doque pra ela. De dia foi tranquilo, sempre que ela pedia, eu inventava outra coisa e ela acabava esquecendo.Mas como ela só dormia mamando, a noite foi bem complicado. Foram 3 noites de choro lá em casa, até ela aceitar o outro leite.A mamadeira ela não quiz de jeito nenhum, mas acostumou com esses copinhos com bico e hoje eu percebo que ela se alimenta bem melhor. Antes ela mamava várias vezes por dia e por isso deixava de comer outras coisas, e a noite ela toma o leitinho antes de dormir, e não acorda tanto que nem antes. Eu fiquei muito tento com essa dúvida, de tirar o peito ou não, mas hoje eu vejo que ja estava na hora mesmo. A qualidade do sono dela(e meu também) melhorou bastante.Boa Sorte!
Ceila Santos - 13/05/2008 - São Paulo, SP
Se você já se sente cansada, acho que o momento de desmame chegou. Prepare seu filho, que com 2 anos já nos escuta bem melhor que antes, para lhe explicar que essa mudança faz parte do crescimento. Eu confesso que jamais imaginava amamentar até os 2 anos, mas parece que é bastante comum. Eu gostaria de ter amamentado pelo menos até um ano minha filha, mas aos 6 meses a volta para trabalho foi inserindo a mamadeira e aos 8 meses já não amamentava mais a Maleu. Agora ela está com três anos e 8 meses e estamos numa conversa bastante repetitiva para retirada da mamadeira, do paninho e da fralda. tudo de uma vez depois do aniversário dos 4 anos. Acho muito importante essa conversa para prepararmos nossos filhos para mudanças. se tiver um ritual no dia D acho melhor ainda. Boa sorte para essa transofmração em casa pra vc e pro seu filhote!
ppmalheiros - 13/05/2008 - Rio de Janeiro, RJ
A amamentação nunca faz mal e nunca é demais, mas acho que se seu filho já come de tudo e é saudável, com 2 anos já é um bom momento para parar de amamentá-lo, principalmente porque já não é mais tão prazeroso para vc. Meu filho mais velho mamou até 1 ano e 6 meses e só parei de amamentá-lo porque engravidei e tive ameaça de aborto e portanto foi por indicação médica. Foi muito mais difícil pra mim desmamá-lo do que pra ele. Não introduzi leite artificial na mamadeira, porque ele nunca mamou outro leite que não o meu e seu pediatra achou desnecessário tentar dar a mamadeira, uma vez que ele se alimentava super bem. Eu até tentei leite no copo, mas ele não aceitou e eu não insisti, pois ele consumia outras fontes de proteína (queijo, por exemplo).
Sucesso!
nicerena - 02/06/2009 - niterói/rj, RJ
Amamentei meu filho até os dois anos e cino meses, e ele mamava quatro vezes ao dia. A tática que usei foi ir tirando aos poucos:primeiro tirei a mamada da manhã depois da tarde antes do soninho e assim sucessivamente. A da noite foi um pouquinho mais demorado mas o resultado foi um desmame sem dor e sem trauma para ambas as partes. Hoje aos dois anos e sete nmeses, quando falamos sobre o mamá ele diz que "o mamá agora é só do papai".
É necessário estar logado para responder uma pergunta.
|
|





